CÁPSULA DO TEMPO ENCONTRADA NO OBELISCO DA PRAÇA JOAQUIM BERNARDES

CÁPSULA DO TEMPO ENCONTRADA NO OBELISCO DA PRAÇA JOAQUIM BERNARDES

IMG_0467

CÁPSULA DO TEMPO ENCONTRADA NO OBELISCO DA PRAÇA JOAQUIM BERNARDES, CONHECIDA COMO JARDIM VELHO.

Após muito tempo de expectativa, finalmente a famosa cápsula do tempo que supunha-se que existisse e estivesse depositada no obelisco da Praça Joaquim Bernardes, o “Jardim Velho”, foi encontrada!

Durante os últimos anos, foram realizadas diversas pesquisas documentais e não havia sido encontrado nenhum vestígio ou evidência formal da existência ou da localização exata da cápsula.

No entanto, com a limitação de tais fontes de informação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento, representada pelo Sr. Prof. Pedro Roberto da Silveira, e o Departamento de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, representado pelo Sr. Bruno Balista, passaram a pesquisar sobre a existência da cápsula utilizando-se da metodologia da história oral.

Passou-se a pesquisar relatos de moradores locais que pudessem testemunhar sobre a origem e veracidade da história da suposta cápsula.

A partir de tais relatos de pesquisa, suspeitou-se que a caixa existia e estava localizada no interior do obelisco da Praça Joaquim Bernardes.

Seu ponto exato dentro dele nunca havia sido confirmado.

Segundo os relatos, tal caixa supostamente existente teria sido depositada em 1920 (sua data real deve ser confirmada pela análise dos documentos em seu interior) e deveria ser aberta no aniversário da cidade.

Durante as cerimônias de comemoração dos 200 anos de fundação do município, no dia 26 de junho de 2020, a comissão de autoridades formada para tal evento fez a retirada da caixa e sua entrega para o Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho.

Lá, seu conteúdo será analisado, catalogado, e disponibilizado para pesquisa e apreciação de todos os munícipes e visitantes

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support