A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE)

1

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), surgiu em meio a um cenário de discordâncias e contrapropostas. Regida por Movimentos Populares, cada escola, (tanto da Rede Municipal quanto Estadual), sob orientação da Secretaria Municipal de Educação,   recebeu orientações e tópicos a serem discutidos como: Valorização Salarial, Diversidade – Inclusão e Acesso, Permanência e Gestão. Todos tiveram ciência da contextualização do documento e, após debate em pequenos grupos, realizaram rodas de conversa e fóruns internos. Então, no dia 13 de novembro, todos reuniram-se para a Etapa Municipal, realizada no Minas Clube. Houve palestra, apresentação de alunos, e uma assembleia que  elegeu quatro delegados para representarem as propostas do Município, na cidade de Varginha. As mesmas foram analisadas criticamente, feitas as intervenções e sugestões pertinentes e enviadas às autoridades responsáveis. Sempre pensando no bem comum, a equipe levou em consideração a voz dos alunos, funcionários, pais e comunidade escolar.