Cadastro dos espaços culturais e agentes culturais

cdastro

CADASTRO MUNICIPAL DE AGENTES E ESPAÇOS CULTURAIS
Desde o dia 02/07, a Prefeitura de Monte Santo de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento e o Departamento de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, está realizando um cadastro dos espaços culturais, agentes culturais e profissionais do setor cultural no município.
O objetivo é construir um banco de dados para organizar e sistematizar as informações sobre o setor. Podem se cadastrar pessoas físicas, que sejam maiores de 18 anos, ou representantes de microempresas individuais (MEI) com atividades relacionadas à cultura, organizações culturais comunitárias, cooperativas e instituições culturais com atividades interrompidas pela covid-19, residentes em Monte Santo de Minas, com atuação comprovada no setor cultural através de currículo, portfólio ou registro de experiência (currículo e portfólio – Documento, imagem ou arquivo em pdf de seu currículo ou registro de experiência com arte e cultura em que participou, com fotos, matérias de jornal, cartazes, depoimentos, divulgações em redes sociais, etc.).

Os formulários estão disponíveis em dois links https://forms.gle/JiumTCVEmLbk5wEa6 e https://forms.gle/rFRC7cniK8oCG3Vi7 e podem ser cadastrados Espaços culturais (compreendem-se como espaços culturais todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil com finalidade cultural, com ou sem fins lucrativos), membros dos setores culturais (compreendem-se com setores culturais os relacionados às Artes Visuais; Artesanato e design; Audiovisual; Circo; Cultura Afro-Brasileira, etnia indígena, ciganos e outras etnias; Dança; Literatura; Música; Patrimônio cultural, histórico e artístico; Teatro; Culturas tradicionais e populares, entre outros.)
O objetivo do Departamento de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio é realizar um levantamento, um mapeamento e armazenamento de informações importantes, como, por exemplo, quem são e onde estão os agentes culturais da cidade: artistas, produtores, gestores, técnicos e demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva, econômica e criativa da cultura.
Além de facilitar a identificação, o instrumento favorecerá o estreitamento do diálogo com todos os envolvidos no setor cultural.
Os dados também serão utilizados para analisar os principais aspectos do setor, servindo para a construção de indicadores culturais e como norte para elaboração de novas políticas públicas para o segmento.
O formulário online deverá ser preenchido apenas uma vez pelas pessoas físicas ou representante de MEI.
As informações enviadas pelo formulário são de inteira responsabilidade dos cadastrados.
Devido às medidas de restrições por conta da pandemia de covid-19, o atendimento presencial para pessoas com dificuldade em acesso à internet pode ser agendado.