Finalizando as programações do Outubro Rosa no município

Finalizando as programações do Outubro Rosa no município

7
No dia 20/10/2017, no Minas Clube, a SMS em parceria com o Bem Me Quer, promoveu um evento, finalizando as programações do Outubro Rosa no município. Na ocasião, aconteceram duas palestras, antecedidas por um momento de alongamento com as fisioterapeutas Laura e Kelen do Nasf.
O Sr. prefeito Paulo Sérgio Gornati abriu o evento, pontuando sobre a importância de se falar sobre a prevenção do CA de mama, importante agravo a saúde que, infelizmente, ainda mata muitas mulheres em todo o mundo.
Primeiramente, palestrou o Dr. Flávio Dutra Miranda, que abordou o tema Câncer de Mama, de forma geral, apresentando dados epidemiológicos do câncer de mama no mundo, no Brasil e em nossa região. Descreveu os fatores de risco implicado no Câncer de Mama, as várias formas de prevenção primária e diagnóstico precoce, com destaque para a Mamografia, inclusive desmistificando vários tabus sobre o exame. Mostrou várias imagens de mamas com sinais  característicos do CA de mama e falou sobre o tratamento de uma forma geral. Logo após respondeu às várias perguntas da plateia, sanando dúvidas e curiosidades.
Após, um delicioso coffee break, palestrou a fisioterapeuta Mestre em Ciências pela USP de Ribeirão Preto Monique Silva Rezende, que falou sobre reabilitação em mulheres pós-mastectomia (retirada da mama), abordando aspectos psicológicos, sociais e físicos implicados à mulheres nessa condição e sobre a importância da fisioterapia nesse momento para a prevenção do linfedema (complicação causada pela retirada de linfonodos das axilas na  realização da mastectomia).
Dessa forma, encerrou-se as atividades programadas para a comemoração do Outubro Rosa em Monte Santo de Minas.

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support