Finalizando as programações do Outubro Rosa no município

7
No dia 20/10/2017, no Minas Clube, a SMS em parceria com o Bem Me Quer, promoveu um evento, finalizando as programações do Outubro Rosa no município. Na ocasião, aconteceram duas palestras, antecedidas por um momento de alongamento com as fisioterapeutas Laura e Kelen do Nasf.
O Sr. prefeito Paulo Sérgio Gornati abriu o evento, pontuando sobre a importância de se falar sobre a prevenção do CA de mama, importante agravo a saúde que, infelizmente, ainda mata muitas mulheres em todo o mundo.
Primeiramente, palestrou o Dr. Flávio Dutra Miranda, que abordou o tema Câncer de Mama, de forma geral, apresentando dados epidemiológicos do câncer de mama no mundo, no Brasil e em nossa região. Descreveu os fatores de risco implicado no Câncer de Mama, as várias formas de prevenção primária e diagnóstico precoce, com destaque para a Mamografia, inclusive desmistificando vários tabus sobre o exame. Mostrou várias imagens de mamas com sinais  característicos do CA de mama e falou sobre o tratamento de uma forma geral. Logo após respondeu às várias perguntas da plateia, sanando dúvidas e curiosidades.
Após, um delicioso coffee break, palestrou a fisioterapeuta Mestre em Ciências pela USP de Ribeirão Preto Monique Silva Rezende, que falou sobre reabilitação em mulheres pós-mastectomia (retirada da mama), abordando aspectos psicológicos, sociais e físicos implicados à mulheres nessa condição e sobre a importância da fisioterapia nesse momento para a prevenção do linfedema (complicação causada pela retirada de linfonodos das axilas na  realização da mastectomia).
Dessa forma, encerrou-se as atividades programadas para a comemoração do Outubro Rosa em Monte Santo de Minas.