Medidas de prevenção, combate e controle ao Aedes aegypti neste período chuvoso

aedys

A Secretaria Municipal de Saúde através de seus departamentos competentes vem a público informar à população sobre as medidas de prevenção, combate e controle ao Aedes aegypti neste período chuvoso.

No período de 08/01/2018 a 12/01/2018 foi realizado em nosso município o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA a), que se trata de um mapeamento rápido dos índices de infestação predial por Aedes aegypti e Aedes albopictus com a vantagem de identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Este levantamento de imóveis a serem pesquisados é feito através de um programa de computação que divide o município em grupos (também chamados estratos) onde foram pesquisados 475 imóveis.

Neste levantamento aqui em nosso município, o índice de infestação predial do LIRA a por Aedes aegypti foi de 6% e por Aedes albopictus foi 2,7%, onde de 0 a 0,9% considera-se índice satisfatório; de 1% a 3,9% considera-se índice em alerta e, acima de 3,9% considera-se índice de risco elevado.

No estrato 1 foram visitados e pesquisados imóveis dos seguintes bairros: Jd. Brasil, Jd. Bandeirantes, Jd. Bela Vista, Jd. Dona Mariúcha, Jd. Santa Clara, Jd. Dos Italianos, Condomínio Águas da Serra, Mocoquinha e Centro.

Já no estrato 2 foram pesquisados imóveis dos bairros: Parque Industrial, Matadouro, Jd. Maria Celuta, Jd. Primavera, Jd. Nova Magnólia, Jd. Magnólia, Bem-Te-vi, Jd. 1º de Maio, Jd. Alvorada, Jd. São Judas Tadeu, Jd. Ipiranga, Jd. Santa Hermínia I e II, Jd. Boas Novas, Vila Maria, Jd. Santa Inês, Coeté, Jd. Novo Mundo e Caeté.

Uma das medidas de prevenção e combate aos criadouros do mosquito será a realização do 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti que acontecerá no sábado, dia 27 de janeiro – uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras – com 05 caminhões em Monte Santo e 01 caminhão no Distrito de Milagre para recolhimento de materiais que possam acumular água servindo como possíveis criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde também já programou mais um mutirão de limpeza para o dia 17/02/18, que será amplamente divulgado em data oportuna.

Outras ações para acabar com o mosquito que podem e devem ser feitas por todos nós, cidadãos, são:

# Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

# Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;

# Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

# Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

# Mantenha piscinas devidamente tratadas;

# Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.

# A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva.

Vamos acabar com o Mosquito!

A Luta é de todos nós!

Realização: Prefeitura de Monte Santo de Minas