Medidas de prevenção, combate e controle ao Aedes aegypti neste período chuvoso

Medidas de prevenção, combate e controle ao Aedes aegypti neste período chuvoso

aedys

A Secretaria Municipal de Saúde através de seus departamentos competentes vem a público informar à população sobre as medidas de prevenção, combate e controle ao Aedes aegypti neste período chuvoso.

No período de 08/01/2018 a 12/01/2018 foi realizado em nosso município o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA a), que se trata de um mapeamento rápido dos índices de infestação predial por Aedes aegypti e Aedes albopictus com a vantagem de identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Este levantamento de imóveis a serem pesquisados é feito através de um programa de computação que divide o município em grupos (também chamados estratos) onde foram pesquisados 475 imóveis.

Neste levantamento aqui em nosso município, o índice de infestação predial do LIRA a por Aedes aegypti foi de 6% e por Aedes albopictus foi 2,7%, onde de 0 a 0,9% considera-se índice satisfatório; de 1% a 3,9% considera-se índice em alerta e, acima de 3,9% considera-se índice de risco elevado.

No estrato 1 foram visitados e pesquisados imóveis dos seguintes bairros: Jd. Brasil, Jd. Bandeirantes, Jd. Bela Vista, Jd. Dona Mariúcha, Jd. Santa Clara, Jd. Dos Italianos, Condomínio Águas da Serra, Mocoquinha e Centro.

Já no estrato 2 foram pesquisados imóveis dos bairros: Parque Industrial, Matadouro, Jd. Maria Celuta, Jd. Primavera, Jd. Nova Magnólia, Jd. Magnólia, Bem-Te-vi, Jd. 1º de Maio, Jd. Alvorada, Jd. São Judas Tadeu, Jd. Ipiranga, Jd. Santa Hermínia I e II, Jd. Boas Novas, Vila Maria, Jd. Santa Inês, Coeté, Jd. Novo Mundo e Caeté.

Uma das medidas de prevenção e combate aos criadouros do mosquito será a realização do 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti que acontecerá no sábado, dia 27 de janeiro – uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras – com 05 caminhões em Monte Santo e 01 caminhão no Distrito de Milagre para recolhimento de materiais que possam acumular água servindo como possíveis criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde também já programou mais um mutirão de limpeza para o dia 17/02/18, que será amplamente divulgado em data oportuna.

Outras ações para acabar com o mosquito que podem e devem ser feitas por todos nós, cidadãos, são:

# Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

# Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;

# Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

# Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

# Mantenha piscinas devidamente tratadas;

# Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.

# A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva.

Vamos acabar com o Mosquito!

A Luta é de todos nós!

 

 

 

Realização: Prefeitura de Monte Santo de Minas

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support