CULTURA

No dia 19 de janeiro no Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho o evento Sexta Cultural do Projeto Aventuras de Férias do Museu.
Contemplamos músicas MPB no Violão Clássico com Pedro Henrique Avelino e o Chorinho com flauta transversal e cavaquinho com Fernando Mello e Xande. Este momento foi de suma importância para a cultural, pois em conjunto com apresentação ocorreu a ação de “Proteção e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, sendo:
O modo de tocar na esfera estadual pelo IEPHA.
Representado por Pedro Henrique Avelino com Violão clássico.
Instrumento musical introduzido no Brasil durante a colonização pelos portugueses utilizado na música instrumental (orquestras), ou acompanhado de voz (canções solo), presente no cotidiano e em diversos lares brasileiros.

E o choro ou chorinho registrado na esfera federal pelo Iphan, Representado por Fernando Mello na flauta transversal e Xande no cavaquinho. Um estilo musical próprio da esfera urbana brasileira, um ritmo instrumental produzido aproximadamente há mais de 130 anos, com um jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo. Mais do que uma apresentação, uma contribuição para a permanência e continuidade da cultura brasileira.
A Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento Municipal de Cultura agradecem ao gesto carinhoso prestados pelos jovens artistas aos monte-santenses.