Mutirão combate a Dengue 2018

Multirão-Dengue-Monte-Santo-de-Minas5

No último sábado, dia 27/01/2018 a Prefeitura de Monte Santo de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e seus departamentos competentes realizou o 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti.
Os agentes de combate a endemias realizaram um intenso e comprometido trabalho de limpeza e recolhimento de materiais recicláveis, materiais em desuso e entulhos em todos os bairros de Monte Santo e do Distrito de Milagre.
No final do dia foram coletados cerca de 15 caminhões com todo esse material em desuso que poderia servir para acumular água parada, servindo como criadouro do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde também já programou mais um mutirão de limpeza para o dia 17/02/18, que será amplamente divulgado em data oportuna.
Outras ações para acabar com o mosquito que podem e devem ser feitas por todos nós, cidadãos, são:
# Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;
# Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;
# Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
# Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
# Mantenha piscinas devidamente tratadas;
# Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.
# A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva.
Vamos acabar com o Mosquito!
A Luta é de todos nós!