Nota de Esclarecimento do Carnaval 2019

POSTAGEM-QUADRADA-GABINETE

“A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas vem, por meio desta nota, confirmar a realização do CARNAVAL 2019, que acontecerá entre os dias 01 a 05 de março, na Praça Sebastião Antônio da Silva, mais conhecida como ‘Terreirão do Samba”.

Em um momento como este, de dificuldade financeira enfrentada pela maioria dos municípios mineiros, a Prefeitura atua com toda a responsabilidade no que diz respeito à execução de seu orçamento.

O Carnaval de Monte Santo de Minas, após extenso trabalho realizado pelo Departamento de Cultura e Turismo, e com a ajuda das escolas de samba do município, foi registrado como patrimônio imaterial do município e avaliado e acompanhado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) a partir de 2017.

Esta ação, somada a outras de igual valor, tornou possível aumentar os recursos recebidos do FUMPAC (Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural), os quais não podem desvincular-se dos fins para os quais eles foram instituídos, ou seja, são RECURSOS VINCULADOS.

Anualmente, o Departamento de Cultura e Turismo produz uma vasta documentação denominada de “Quadros,” que são enviados e avaliados pelo IEPHA. Após este processo, o município recebe uma pontuação e, no ano de exercício, recebe o recurso através do ICMS Patrimônio Cultural. Um exemplo é que com uso deste recurso foi possível a entrega de kits com camisas/coletes, fardas, embornais e lenços para os bastiões para a Companhia de Folias de Reis, no ano de 2018.

O registro do Carnaval de Monte Santo de Minas como patrimônio imaterial, bem como a manutenção dos recursos do ICMS Cultural, desdobra-se em ações contínuas antes e após os desfiles das escolas de samba. São realizadas, por exemplo, ações de caráter social como as oficinas de confecção de fantasias e adereços com a participação de crianças das escolas públicas do município.

Vale lembrar que o entorno do Carnaval é tão importante quanto o próprio evento. Vários negócios possibilitam uma renda extra durante este período, como venda de acessórios de verão e de fantasias, aluguéis para temporada, aumento da taxa de ocupação dos hotéis, alimentos, lanches, bebidas e transportes.

A Prefeitura Municipal também respeita o direito daquelas pessoas que necessitam de opções para se divertir, uma vez que parte da população não quer ou não tem condições de frequentar eventos carnavalescos promovidos por particulares.

O Carnaval de Monte Santo de Minas está maior do que nunca!!! E será um evento com muitas opções, diversão e paz.

CARNAVAL MONTE-SANTENSE PATRIMÔNIO DE TODOS OS MINEIROS!