Nota de Esclarecimento do Carnaval 2019

Nota de Esclarecimento do Carnaval 2019

POSTAGEM-QUADRADA-GABINETE

“A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas vem, por meio desta nota, confirmar a realização do CARNAVAL 2019, que acontecerá entre os dias 01 a 05 de março, na Praça Sebastião Antônio da Silva, mais conhecida como ‘Terreirão do Samba”.

Em um momento como este, de dificuldade financeira enfrentada pela maioria dos municípios mineiros, a Prefeitura atua com toda a responsabilidade no que diz respeito à execução de seu orçamento.

O Carnaval de Monte Santo de Minas, após extenso trabalho realizado pelo Departamento de Cultura e Turismo, e com a ajuda das escolas de samba do município, foi registrado como patrimônio imaterial do município e avaliado e acompanhado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) a partir de 2017.

Esta ação, somada a outras de igual valor, tornou possível aumentar os recursos recebidos do FUMPAC (Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural), os quais não podem desvincular-se dos fins para os quais eles foram instituídos, ou seja, são RECURSOS VINCULADOS.

Anualmente, o Departamento de Cultura e Turismo produz uma vasta documentação denominada de “Quadros,” que são enviados e avaliados pelo IEPHA. Após este processo, o município recebe uma pontuação e, no ano de exercício, recebe o recurso através do ICMS Patrimônio Cultural. Um exemplo é que com uso deste recurso foi possível a entrega de kits com camisas/coletes, fardas, embornais e lenços para os bastiões para a Companhia de Folias de Reis, no ano de 2018.

O registro do Carnaval de Monte Santo de Minas como patrimônio imaterial, bem como a manutenção dos recursos do ICMS Cultural, desdobra-se em ações contínuas antes e após os desfiles das escolas de samba. São realizadas, por exemplo, ações de caráter social como as oficinas de confecção de fantasias e adereços com a participação de crianças das escolas públicas do município.

Vale lembrar que o entorno do Carnaval é tão importante quanto o próprio evento. Vários negócios possibilitam uma renda extra durante este período, como venda de acessórios de verão e de fantasias, aluguéis para temporada, aumento da taxa de ocupação dos hotéis, alimentos, lanches, bebidas e transportes.

A Prefeitura Municipal também respeita o direito daquelas pessoas que necessitam de opções para se divertir, uma vez que parte da população não quer ou não tem condições de frequentar eventos carnavalescos promovidos por particulares.

O Carnaval de Monte Santo de Minas está maior do que nunca!!! E será um evento com muitas opções, diversão e paz.

CARNAVAL MONTE-SANTENSE PATRIMÔNIO DE TODOS OS MINEIROS!

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support