Rotas do Transporte Escolar Rural-MG

CONHEÇA

O transporte escolar do município é uma das áreas mais importantes da Secretaria de Educação, em virtude de constituir-se obrigação acessória do Estado que busca assegurar ao educando a sua permanência no ensino. Desta forma, uma gestão com qualidade do transporte escolar é essencial para toda a comunidade. Parte dos recursos gerenciados tem origem no Pnate, que é o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, criado pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, que garante o repasse automático, em caráter suplementar, de recursos para custear despesas com manutenção de veículos ou de serviços terceirizados, destinado aos alunos da educação básica pública residentes em áreas rurais. A Prefeitura Municipal, por sua vez, também disponibiliza recursos próprios para  custear parte dessas despesas. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte investe na qualidade e segurança dos condutores, alunos e colaboradores, capacitando e instrumentalizando com palestras, encontros, reuniões e cursos, desenvolvendo  uma postura responsável e cidadã destes profissionais. Os veículos são submetidos a vistorias periódicas, manutenções preventivas, limpeza e higienização, em parceria com a Secretaria de Obras, que também atua na manutenção das estradas, comunicação direta com pais e escolas e mapeamento das linhas.