Significado do Brasão de Monte Santo de Minas

Significado do Brasão de Monte Santo de Minas

brasao

Significado do Brasão de Monte Santo de Minas

Torres: representa a colonização Portuguesa.

Faixas Branca com triângulo vermelho: representa a localização do município no Estado de Minas Gerais, trazendo a bandeira de Minas.

Fundo Azul: representa o céu brasileiro como na Bandeira Nacional.

Cruz: representa a origem cristã da cidade, que surgiu em torno de uma capela (a primeira capela de pau-a-pique, coberta com folhas de coqueiro indaiá), sob a invocação de São Francisco de Paula (o padroeiro), localizada no local onde hoje está a E.E. “Américo de Paiva”. Em torno dessa capela surgiram as primeiras casas. Foi ali que a cidade começou.

Elevações em forma triangular (cor preta): representam as três serras do município: ao centro a serra de Monte Santo de Minas, onde está edificada a cidade; a leste a serra do Baú e a oeste a serra da Bocaina.

Besantos (círculos na cor amarela): representam o ouro e as riquezas minerais procuradas pelos bandeirantes.

Faixa sinuosa abaixo dos triângulos pretos (cor prata): representa o córrego do Tijuco, às margens do qual se estabeleceram antigos habitantes.

Parte verde abaixo do córrego: representa a vegetação nativa do local (mata ciliar).
Ramos de café: representam, em geral, a agricultura, base econômica do município como também a riqueza do café, o “ouro verde”.

1820: é a data da fundação da cidade de São Francisco do Tijuco (hoje Monte Santo de Minas).

1890: emancipação de Monte Santo de Minas como cidade.

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support