Biblioteca Municipal

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROFESSOR JAIRO PALACINI

Em 04 de dezembro de 1975, na Gestão do Prefeito Vital Paulino da Costa, foi criado por força da Lei Municipal nº 502, o cargo de Bibliotecária Municipal, para atuar na Biblioteca Pública Municipal. Também, na mesma data, foi criada a Biblioteca Municipal de Monte Santo de Minas, que tinha a intenção de fomentar e incentivar a leitura no Município.

A Biblioteca Municipal, se instalou em primeiro momento em um espaço cedido, anexo ao prédio da antiga Escola Estadual Lucas Magalhães e permaneceu por muitos anos. Posteriormente, foi transferida para o Museu Municipal, tendo permanecido inativada por algum tempo. Na gestão do Prefeito José do Carmo de Paula Braga, o acervo desativado da Biblioteca Municipal, foi transferida para o Centro Educacional Alcides de Paula Braga, podendo ter acesso ao mesmo, qualquer cidadão. Em 2020, com a reestruturação das políticas voltadas à leitura, houve um renascimento destas práticas, por parte do Governo Municipal que entendeu que a Biblioteca Pública Municipal, deveria possuir um nome e funcionar em prédio próprio, com toda a modernidade e tecnologia necessária para seu pleno funcionamento.

Para a reestruturação da Biblioteca e transferência de local, foi um trabalho em conjunto e que trouxe grandes benefícios à população.

Para a elaboração e montagem do projeto do acervo e também deste espaço onde hoje está instalada a Biblioteca e o CTIM – Centro de Tecnologia Integrada Municipal, foram realizadas diversas tratativas e reuniões, até mesmo na cidade de Belo Horizonte, junto a Superintendência do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e também junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, afim de alinhar a proposta, do início do desenvolvimento até a entrega dessa espaço.

A proposta foi unir um Centro Tecnológico, com espaço destinado a leitura, cursos e oficinas.  O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural do município foi muito feliz em homenagear um Professor tão querido pela comunidade, Sr. Jairo Palacini, como patrono da biblioteca.

O PATRONO

Professor Jairo Palacini nasceu em 27 de julho de 1933, nesta cidade de Monte Santo de Minas e faleceu na mesma cidade em 11 de julho 1991.

Casou-se com Marlene Felix Pucci Palacini em 11 de julho de 1959. E desta união, vieram os filhos: Bianca Maria Pucci Palacini, Jairo Luís Palacini, Kênia Marta Pucci Palacini, Simone Maria Pucci Palacini e Karina Márcia Pucci Palacini.

Cursou Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz em Monte Santo de Minas e o Ensino Médio no Seminário Menor Nossa Senhora das Dores na cidade de Guaxupé.

Cursou o Ensino Superior em Licenciatura em Filosofia no Seminário Maior Coração Eucarístico – hoje PUC – na cidade de Belo Horizonte – MG e também cursou Bacharel em Direito na Faculdade de Direito de Franca – SP.

Foi Professor Concursado na Cadeira de Latim do Ginásio e Escola Normal Américo de Paiva – Monte Santo de Minas.

Foi também Professor Concursado na Cadeira de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Escola Estadual Américo de Paiva – Monte Santo de Minas.

De  1956 a 1963, foi Diretor Designado da Escola Normal Oficial Américo de Paiva por duas gestões.

Ainda foi Vice-Diretor do mesmo estabelecimento na década de 80.

Foi Professor de Língua Portuguesa no Colégio Eymard do Seminário Sacramentino de Monte Santo de Minas, hoje extinto.

Também foi Diretor do Jornal Folha de Monte Santo – órgão municipal que circulou de 1985 a 1989.

Poeta, com um vasto acervo, deixou inéditos os originais para a publicação de um livro de poemas.

Professor Jairo, grande Cidadão emérito, com vida dedicada aos valores da convivência comunitária, e que de modo especial, cultivou em profícuo magistério seus melhores esforços na educação da juventude monte-santense.

Ressalta-se em sua atuação profissional, sua formação acadêmica voltada para o cultivo da Língua Pátria, tendo encontrado na Literatura o seu campo mais fértil e fecundo.

Da sua estreita convivência com os livros e da difusão deles pelo seu competente e entusiasmado trabalho educador, justifica-se seu nome ligado a um patrimônio público destinado à guarda e divulgação da Leitura.

O PRÉDIO

Nossa cidade recebeu um prédio amplo com uma Biblioteca equipada com mais de 6500 exemplares de livros de literatura e pesquisa, contando ainda com 3 salas de aulas são destinadas a uma nova proposta da Biblioteca que é a oferta de Cursos Pré-Vestibulares.

Além disso, a Biblioteca conta com uma sala para atendimento das Escolas e proporciona teatros educativos e rodas de leituras com crianças.

A Biblioteca se encontra inteiramente informatizada e tem seus controles de empréstimos e devoluções, pesquisas de autores e obras, realizados por um sistema.

A Biblioteca Municipal Professor Jairo Palacini tem como função proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento e o Departamento de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio a partir deste estudo compreendeu que uma Biblioteca não é um espaço destinado apenas à leitura e armazenamento de livros, mas também um ambiente que conecta e transforma pessoas, onde há a construção do conhecimento e sua disseminação, englobando o conceito de cidadania e o desenvolvimento social e cultural.

A importância de propor e conceber este espaço na cidade enquanto ferramenta de desenvolvimento humano, além de crescimento econômico e cultural do município, consiste em atender e aumentar a   demanda de equipamentos culturais para nossa cidade.

Fonte oral: Marlene Félix Pucci Palacini

Tamanho da Fonte